Diferenças entre hospedagem

A Diferenças entre hospedagem, Quando você começar a olhar para comprar um plano de hospedagem na web, é fácil começar a ficar sobrecarregado por todas as diferentes opções disponíveis. Em vez de tentar descobrir o que comprar ao ler listas de recursos escritas por profissionais de marketing, é melhor começar imaginando que tipo de hospedagem você precisa. O que você aprenderá neste artigo

Hospedagem Compartilhada

A forma mais comum de hospedagem na web é chamada de ” hospedagem compartilhada ” . É a menos dispendiosa e, como você pode imaginar, a menos poderosa.

Com hospedagem compartilhada, vários clientes de hospedagem compartilham o mesmo computador. Todos os sites de todas as contas diferentes são armazenados na mesma unidade, processados ​​pela mesma CPU e entregues pelo mesmo servidor da web .

É fácil ver por que isso é mais barato do que outras opções. A empresa de hospedagem está alocando relativamente poucos recursos para você.

Claro, existem desvantagens. Todos os sites de todas as contas estão competindo pelos mesmos recursos de computador escassos.

Os servidores que contêm sites de plano de hospedagem compartilhada são muito maiores e mais poderosos do que o seu computador doméstico, para que possam hospedar centenas de sites sem nenhum problema – desde que nenhum dos sites seja muito popular ou precise de muitos recursos.

Cada carregamento de página, cada imagem e arquivo de recurso requer um pouco de atenção do servidor da Web quando alguém o solicita. Se você estiver executando um aplicativo da Web complexo ou um sistema de gerenciamento de conteúdo, isso pode exigir mais do que uma quantidade trivial de poder do processador para consultar um banco de dados, montar conteúdo em uma página ou executar outra ação. Individualmente, essas coisas podem ser tão rápidas que parecem instantâneas. Mas multiplicou centenas ou milhares de visitantes em poucos minutos e você tem uma receita para o site falhando.

Se o site popular for o de outra pessoa no mesmo servidor, você perceberá atrasos de desempenho e tempo de inatividade sem saber o motivo. Se você é o sortudo que recebe muito tráfego, pode esperar que o seu site fique indisponível quando mais precisar brilhar. Além disso, você pode se deparar com as limitações de uso e largura de banda da sua empresa de hospedagem. A outra desvantagem da hospedagem compartilhada é a incapacidade de personalizar o ambiente de hospedagem.

Um último problema a ser observado sobre a hospedagem compartilhada é que ela abre seu site até um certo risco. Não importa o quão cuidadoso você seja em proteger seus aplicativos da web, outras pessoas podem deixar seu software vulnerável a ataques e fornecer um ponto de entrada para ataques que afetam seu site também. Além disso, você compartilha o mesmo endereço IP com outros sites no mesmo servidor. Se um deles estiver usando a conta dele para enviar e-mails de spam ou se engajar em outro comportamento inadequado, você poderá descobrir que seus sites estão sendo bloqueados por filtros de e-mail e firewalls de conteúdo . A pior parte deste problema é que você pode nem saber que está acontecendo.

Prós

  • É barato. Algumas empresas de hospedagem cobram apenas preços entre 15 a 20 por mês.
  • É amigável para iniciantes. É fácil começar com hospedagem compartilhada em comparação com outras opções de hospedagem.
  • Segurança, upgrades e manutenção do servidor são gerenciados para você.

Contras

  • Pode ser lento. Com tantos outros sites em execução no mesmo servidor, os tempos de carregamento da sua página podem ser afetados.
  • Segurança não é garantida. Você não sabe quem mais está usando o mesmo servidor, portanto, se um site tiver um vazamento de memória ou for invadido, seu site poderá ser afetado.
  • Falta de controle e desempenho do servidor. Se o servidor estiver superlotado ou se outro site ocupar mais do que sua parcela de recursos, o desempenho poderá diminuir.
  • É difícil escalar devido ao armazenamento limitado e largura de banda.

Cloud Server

O problema com servidores dedicados e VPS convencional e planos de hospedagem compartilhada é que, eventualmente – se houver tráfego suficiente – você atingirá as limitações físicas do servidor real.

A maioria dos sites nunca atinge esses limites, e a hospedagem compartilhada ou VPS é mais que suficiente para alguns sites. Mas alguns sites recebem regularmente muitas visitas por dia, ocasionalmente tem picos enormes no site.

Por causa dessas realidades de hospedagem, as empresas de hospedagem oferecem algo que geralmente é chamado de “CLOUD” ou “Hospedagem baseada em nuvem”.

A hospedagem  Cloud ou “Hospedagem em Nuvem” significa que um grande número de computadores é agrupado em conjunto, e quaisquer aplicativos executados neles podem fazer uso de seus recursos de computação combinados.

Com esse tipo de hospedagem, seu Virtual Private Server não é um dos vários em um único servidor. Em vez disso, é uma das centenas que compartilham um grande conjunto de recursos computacionais.

Isso funciona bem para sites à medida que crescem com o tempo também. A empresa de hospedagem adiciona mais recursos de computação ou reorganiza a maneira como as máquinas virtuais são implantadas no sistema, a fim de manter um desempenho ideal à medida que o perfil de uso de cada site evolui.

Outro benefício da hospedagem Cloud é que você geralmente paga apenas pelo que realmente usa. Isso é especialmente bom para empresas que não têm dinheiro para pagar por hospedagem de sites de ponta no começo, mas eventualmente precisarão da largura de banda se o negócio se tornar bem-sucedido.

Um dos outros recursos interessantes  é que você pode ter vários servidores virtuais em uma única conta. Isso é bom para pessoas que precisam de uma estrutura de desenvolvimento e implementação em vários estágios, com um servidor para desenvolvimento, teste e produção.

Prós

  • É confiável. Ao contrário de outros tipos de hospedagem que dependem de hardware físico, a hospedagem na nuvem ocorre em data centers compostos de centenas de servidores com várias redundâncias que protegem contra falhas.
  • Escalabilidade e flexibilidade. Se de repente precisar de mais recursos, a hospedagem na nuvem pode ser facilmente dimensionada para atender às suas necessidades e você não está limitado às restrições físicas de um único servidor.
  • Custo benefício. Você paga apenas pelos recursos que usa.

Contras

  • Precisa de conhecimento avançado. A hospedagem na nuvem não é uma solução fácil de configurar e começar a usar imediatamente, mesmo para desenvolvedores.

Hospedagem VPS

Nesse modelo, você tem seu próprio servidor dedicado, mas o servidor é uma máquina virtual, não física, a hospedagem VPS você tem controle total sobre o ambiente, assim como faria com um servidor dedicado.

Você geralmente tem muito mais acesso a recursos de servidor com hospedagem VPS em comparação com hospedagem compartilhada. Embora as várias máquinas virtuais estejam compartilhando recursos do mesmo servidor, geralmente há muito menos delas em um servidor em um ambiente VPS. Você recebe uma parcela muito maior do poder de computação e da largura de banda.

Há também muito menos problemas de segurança. As contas VPS têm seu endereço IP e a camada de virtualização, isso significa que você está seguro de qualquer problema que possa surgir de outros sites.

Prós

  • Mais acessível do que um servidor dedicado e você paga pelo que precisa.
  • Mais seguro. A fim de segmentar o servidor corretamente, o host instala uma camada de software que dedica parte do servidor para você, o que faz é completamente separado de outros clientes.
  • É rápido. Você está alocado mais recursos em relação à hospedagem compartilhada.
  • Acesso ao servidor raiz. Você pode fazer personalizações para atender às suas necessidades e ter maior controle sobre o ambiente de hospedagem.
  • É escalável. Um VPS pode crescer com o seu site, pois o seu servidor precisa aumentar com o tempo.

Contras

  • Mais caro do que hospedagem compartilhada.
  • Se você escolher um VPS não gerenciado, pode ser difícil configurá-lo, levando mais tempo para colocar seu site em funcionamento, requer conhecimento em Programação.

Hospedagem Dedicada

Com hospedagem de servidor dedicado , você tem controle total sobre um servidor inteiro. Isso tem muitas vantagens, mas também é mais caro e mais complicado.

Quando você tem acesso direto e completo ao servidor que está executando o seu site, você pode instalar qualquer tipo de software de nicho que desejar, fazer alterações no sistema operacional ou nos intérpretes de idiomas e ajustar as configurações para determinados aplicativos, como executar um sistema de gerenciamento corporativo ou criar um software personalizado, você precisa desse nível de controle.

A outra grande vantagem para um servidor dedicado é que você é o único que consome recursos do servidor. Isso aumenta significativamente sua velocidade e desempenho.

Claro, se você é capaz de fazer o que quiser em seu servidor, você também se torna responsável por fazer praticamente tudo que precisa ser feito. Isso inclui manter todos os softwares atualizados e problemas de depuração se você acidentalmente criar conflitos ou problemas no servidor.

A hospedagem de servidores dedicados também pode ser muito cara. Com hospedagem compartilhada, pode haver 100 clientes em um único servidor. Com um servidor dedicado, você é o único – e a diferença de custo reflete isso.

Prós

  • Você tem um servidor dedicado só para você.
  • Você tem acesso total a todas as configurações e pode personalizar completamente o servidor para atender às necessidades do seu site.
  • É rápido. Você obtém 100% de acesso aos recursos do servidor.
  • Excelente desempenho do servidor, pois você pode personalizar o servidor para atender às especificações exatas necessárias para o seu site.
  • É seguro. Como você é o único que usa o servidor, não precisa se preocupar com o efeito de “mau vizinho” que é comum no compartilhamento de hospedagem.
  • Suporte 24/7. Como você está pagando muito dinheiro pela sua conta, as empresas de hospedagem na web farão com que você tenha o melhor suporte prioritário.

Contras

  • É caro.
  • Você precisa de pessoal técnico qualificado para manter e otimizar o servidor. Você é responsável pelo seu servidor, por isso, se algo der errado, cabe a você consertá-lo.

Diferenças entre hospedagem Compartilhada, VPS, Cloud e Dedicada
5 (100%) 5 votes

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *